Sono, aumento de peso e doença cardiovascular: entenda a relação

Compartilhe isso:
Tempo de leitura: 1 Minuto

Mulheres que dormem mal têm mais tendência a engordar, segundo estudos, e a gordura abdominal é um risco muito sério para a saúde

Em matéria escrita para o G1, a jornalista Mariza Tavares trouxe dados e informações pertinentes sobre a relação entre a doença cardiovascular, o sono e o aumento de peso.

Este mês um trabalho divulgado no encontro anual da Endocrine Society mostra que problemas para dormir podem contribuir para o aumento de peso na menopausa. “Os distúrbios do sono predispõem mulheres de meia-idade a ganhar peso, ampliando o risco de diabetes e outras doenças”, disse a PhD Leila Grant, pesquisadora do Brigham and Women’s Hospital, associada à Harvard.

Após a menopausa as taxas de obesidade aumentam. No entanto, a falta do hormônio estrogênio não é o único fator envolvido no processo, porque apenas metade das mulheres engorda de forma relevante.

Foi feita uma experiência durante a qual um grupo de mulheres saudáveis, na pré-menopausa, teve o sono interrompido durante uma série de noites, porque os problemas para dormir também se intensificam nessa fase. O resultado era uma significativa redução do gasto das gorduras do corpo.

Outra pesquisa, já este da Universidade de Pittsburgh, sobre o ganho de gordura abdominal na menopausa estar associado à doença coronariana, chegou a conclusão que medir a circunferência da cintura pode ser um indicador útil para avaliar o risco de doença cardiovascular entre as mulheres.

A conclusão da professora do departamento de epidemiologia da instituição Samar El Khoudary, “mais importante do que a quantidade de gordura no corpo de uma mulher é onde ela está localizada”.

Veja a matéria completa da jornalista no G1.

Saúde Não Espera

Blog de Curiosidades, avanços da medicina, dicas de alimentação, exercícios, receitas saudáveis, isso e muito mais você terá por aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!